A Prevcom zerou a taxa de carregamento de 4% do PREVCOM MULTI e reduziu a de administração de 1% para 0,8%. As reduções, aprovadas pelo Conselho Deliberativo em 26 de abril, entram em vigor a partir da contribuição de maio (descontada em junho).
O pagamento das taxas é estabelecido para o custeio das despesas administrativas. A extinção e diminuição são resultados do crescimento da Prevcom e, como a entidade não tem fins lucrativos, é possível distribuir os custos e transferir o ganho para os participantes.
Ressaltamos que a redução dos encargos é um dos pontos centrais do planejamento estratégico da Fundação que, em abril de 2020, já havia zerado a taxa de carregamento dos planos destinados aos servidores estaduais de São Paulo (PREVCOM RP, PREVCOM RG e PREVCOM RG-UNIS) e agora em 2023, reduziu a de administração de todos os planos.
Como funciona a cobrança da taxa de administração
Desde setembro de 2022, a taxa de administração é abatida diretamente da rentabilidade da carteira de investimentos do plano e não mais sobre a quota do seu patrimônio individual. A mudança foi implantada a fim de adequar a cobrança da referida taxa às práticas de mercado e à Resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar nº 48, de 8 de dezembro de 2021.